Tesouro Selic Como Funciona

Muitas pessoas possuem as seguintes dúvidas:  Tesouro Selic como funciona?  O que é o Tesouro Selic? Como investir? Vamos responder todas essas questões em neste artigo que fizemos para você que está iniciando a sua trajetória de investimentos.

PUBLICIDADE

O Tesouro SELIC é um investimento considerado altamente seguro, tido como renda fixa e um dos melhores lugares para investir se você não tem tolerância a perdas e não quer dividendos agressivos.

Se você quer compreender como o Tesouro Selic pode ajudar você a ter uma boa reserva financeira e construir um patrimônio para viver sua vida de forma mais tranquila, recomendamos esse artigo, pois vamos trazer tudo que você precisa saber.

PUBLICIDADE

Confira também outras dicas sobre educação financeira e negócios que trazemos aqui no blog!

O que é o Tesouro Selic?

Tesouro Selic é um título de renda fixa emitido pelo tesouro nacional com o objetivo de aumentar a liquidez de caixa do governo, para suas diversas atividades em prol do cidadão.

Exatamente por ser um título governamental, ele é considerado um dos mais seguros e eficientes do mercado, e uma das formas de investimento de renda fixa. Lembrando que essa não é a única LFT (letra financeira do tesouro) existente, mas uma das mais comuns.

Por que? Porque ela está indexada à SELIC, como o nome sugere. O que significa que os rendimentos deste investimento vão render de acordo com essa taxa, o que acaba gerando maior lucratividade, por exemplo, do que uma conta poupança.

Tesouro Selic Como Funciona?

Além disso, é fundamental compreender que essas letras (letras financeiras do tesouro) têm uma das menores taxas de risco do mercado, e o motivo disso é simples. Quando você investe no Tesouro Selic, você está, resumidamente, emprestando ao governo.

E o governo honra suas dívidas, pois não honrá-las (este não pagamento, ou o congelamento desses repasses, chamado moratória, é péssimo para o renome do país) acaba sendo mais prejudicial do que as outras opções.

Por esse motivo, e porque com um médio prazo, um título Tesouro Selic sempre acaba gerando retorno positivo, esse título se torna um dos queridinhos dos investidores pessoa física.

Qual a rentabilidade do Tesouro Selic?

A rentabilidade do Tesouro Selic depende da taxa SELIC, que é a taxa de juros básica aplicada pelo governo. Isso significa que a taxa SELIC acaba regulando os juros dos bancos comerciais e, por consequência, ditando a economia do país.

Desta maneira, toda a vez que existe uma reunião do COPOM para a publicação da Taxa Selic, esse tipo de título acaba se tornando mais ou menos valioso.

Um dos pontos mais interessantes para o investimento no Tesouro Selic é exatamente porque ele oferece uma certa previsibilidade e ainda tem uma série de facilidades.

Tesouro Selic Como Funciona
Imagem Pexels

Por exemplo, a B3, bolsa de valores de São Paulo, passou a isentar, em 2020, todos os investimentos em Tesouro Selic acima de R$10.000,00.

O que isso significa? A Taxa Selic precisa superar o valor das páginas e outros custos que o investidor quiser para ser capaz de gerar lucro, o que acaba fazendo com que os títulos que são vendidos com pouco prazo depois de serem comprados acabam gerando prejuízo.

Por isso mesmo, por exemplo, o Tesouro Selic não é considerado o investimento ideal para fundos de emergência, pois eles podem se tornar prejuízos, especialmente com as taxas de manipulação dos valores e outras questões do tipo.

Como investir no Tesouro Selic?

É possível investir no Tesouro Selic diretamente pela plataforma criada pelo governo, em parceria com a B3.

Ao fazer este investimento, tudo o que você precisa fazer inicialmente, é aguardar o prazo mais adequado para a retirada do investimento.

Além disso, é necessário saber que existem outros impostos incidentes, como IOF antes de 30 dias e outros, que acabam impedindo o investimento de ser popularizado.

Esperamos que, com essas informações, você seja capaz de criar um futuro mais tranquilo para você e sua família por meio de investimentos.

PUBLICIDADE