Carteira de Estudante Digital: Como fazer
A carteira de estudante digital é a evolução da carteirinha digital de papel tradicional, que foi criada para permitir que os estudantes tenham acesso a diversos aparelhos culturais com valores mais interessantes.
O benefício da meia entrada fez e faz a diferença na vida de muitas pessoas, especialmente aquelas em vulnerabilidade social, que dificilmente teriam acesso a cultura e lazer se não fosse por esse benefício.
Vamos falar mais sobre esse benefício, como a carteira de estudante digital funciona e quais são os tipos de benefício que existem dentro dessa questão.
Para que serve a carteira de estudante digital?
A carteirinha de estudante digital tem como principal objetivo dar acesso ao direito dos estudantes de obterem meia entrada e outros benefícios específicos para eles.
Dessa maneira, não é difícil de imaginar que existia uma quantidade enorme de falsificação desse tipo de documento, com pessoas que não são estudantes obtendo esses benefícios. Isso, inclusive, gerou uma inflação considerável de preços.
Para acabar com esse problema, foi instituída a carteira de estudante digital, que tem mecanismos antifraude em seu sistema digital, impedindo que pessoas obtenham de forma ilegal os benefícios de estudante.
Dessa maneira também fica muito mais difícil não ter a carteira em mãos, já que praticamente todos os jovens costumam ter um celular, mesmo que seja dividido entre irmãos ou algo assim.
O desafio nesse caso é manter a bateria do aparelho em uma porcentagem possível de mostrar a carteira de estudante digital.
Esse tipo de documento é feito pela união da UNE e da UMES,
Agora que você já entendeu para que a carteira de estudante no formato digital serve, vamos aprender como tirar a sua!
Como fazer a Carteira de Estudante Digital
Como a carteira de estudante digital veio com o objetivo de acabar com as fraudes e unificar a documentação de forma a dar mais segurança e garantir o direito dos estudantes de aproveitar os aparelhos culturais, vamos entender como você vai fazer o seu cadastro:
- Primeiramente, acesse o site do DNE aqui;
- Em seguida, clique na opção “Solicitar agora”;
- Então, preencha o formulário de solicitação, informando seus dados pessoais;
- Após isso, anexe os documentos necessário de forma online;
- Em seguida, efetue o pagamento da taxa de emissão por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;
- Por fim, aguarde o prazo de emissão da carteira.
Lembrando que para ter acesso a carteira digital, você precisa fazer download do app minha ID estudante, que vai ser o aplicativo usado para que você possa mostrar sua carteirinha de estudante digital.
Se você tem dúvidas sobre como baixar o aplicativo minha ID estudante, siga o seguinte passo a passo:
- Entre na loja de aplicativos do seu celular.
- Digite “minha ID jovem” na busca.
- Verifique se esse é o aplicativo correto. Se for, clique em baixar.
- Caso não exista espaço suficiente no seu celular, delete apps e outros arquivos para fazer a instalação.
Depois do aplicativo instalado, basta fazer seu login e senha e então aproveitar todos os benefícios!
A carteirinha física deixou de existir?
Não! A carteira de estudante no formato digital é apenas uma possibilidade, que você pode, inclusive, usar enquanto a carteirinha física não chega.
Um dos pontos mais importantes dentro dessas possibilidades é, como já comentamos, evitar as fraudes, mas também evitar que você perca o direito de uso porque esqueceu a carteirinha em casa.
Finalmente, essa segurança adicional vai permitir que mais eventos ofereçam benefícios aos estudantes e que tenhamos ainda mais oportunidades e inclusão.
Esperamos que você consiga usufruir da carteirinha de estudante digital e de todos os benefícios e direitos que mostramos aqui!