CRLV digital como fazer para emitir o documento

Muitas pessoas se perguntam sobre o CRLV digital e como fazer para emitir o documento, hoje vamos mostrar todos passos necessário para esse procedimento.

PUBLICIDADE

O Certificado de Registo de Veículos (CRV) do Detran-RJ já não é emitido em papel e está a tornar-se digital apenas, tal como o Certificado de Registo e Licenciamento de Veículos (CRLV). 

O Certificado de Registo e Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento obrigatório que, para além das características do veículo, contém informações sobre o pagamento do IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT) e o ano de funcionamento.

PUBLICIDADE

O documento pode ser descarregado através da aplicação Carteira Digital de Trânsito do Denatran, que está disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS.

O documento digital pode ser acedido em até cinco dispositivos, tais como telemóveis ou tablets.

Passo a passo de como emitir a CRLV Digital

  1. descarregar a aplicação Cartão de Trânsito Digital (CDT), que está disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play.
  2. Registe-se, inscrevendo o seu CPF.
  3. Após o registo, é necessário selecionar o documento digital que se pretende anexar. Clique na opção CRLV Digital.
  4. Depois introduza o número Renavam.
  5. Nesta sequência, é necessário introduzir o código de segurança CRV e clicar em OK.
  6. Uma vez preenchidos os campos, clicar no botão “INCLUIR”.

Pronto seu CRLV será gerado.

Como imprimir o CRLV 

Para ter o documento em mãos, deve aceder ao portal de serviços Denatran.

  1. o cidadão deve ter tido acesso à conta através do registo no gov.br ou utilizando os dados de registo feitos com os bancos parceiros.
  2. Depois de introduzir os detalhes da conta, tem de clicar nos meus veículos.
  3. Nesta fase, os veículos da sua propriedade serão exibidos e deverá clicar no que pretende imprimir.
  4. Depois basta clicar sobre a palavra CRLV Digital (como se mostra na imagem ao lado). Uma versão PDF do CRLV será descarregada automaticamente para imprimir em casa.

Regras para a emissão do CRLV digital 

A licença eletrônica só será emitida após o pagamento de todas as dívidas relativas a impostos, taxas, multas por infrações de trânsito e ambientais relacionadas com o veículo e após o pagamento do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel (DPVAT).

Note-se que um CRLV digital tem a mesma validade legal e informação que um documento impresso.

Especificações do e-CRLV

O documento digital é constituído por secções que contêm as seguintes informações

Informações sobre as autoridades emissoras, o veículo e o proprietário (identificação DETRAN/UF, número de série, código RENAVAM, ano fiscal, nome do proprietário, CPF/CNPJ do proprietário, marca de registo atual, marca de registo anterior, Número de VIN (chassis), tipo/espeço, combustível, marca/modelo/versão, ano de fabrico, ano do modelo, capacidade/localização, capacidade/volume do cilindro, categoria, cor do veículo, número de eixos, CMT, PBT, número do motor, tipo de carroçaria, local e data de expedição, e QR Code);

Informação do campo de observações do certificado técnico do veículo;

O CRLV-e pode incluir informações do bilhete de seguro DPVAT, de acordo com os procedimentos estabelecidos pela Denatran, respeitando simultaneamente a legislação sobre seguros.

A versão impressa terá o mesmo layout que a versão digital, será em tinta preta, página única, em papel sulfito branco e em formato A4.

A aplicação Carteira Digital de Trânsito (CDT), que disponibiliza CNH e CRLV digitais, também permite a partilha de CRLV. Para além do proprietário do veículo, até cinco pessoas podem ter acesso ao documento do veículo ao mesmo tempo.

O não transporte de um documento do veículo (digital ou impresso) é uma violação muito grave e pode custar-lhe R$ 293,47 e sete pontos na sua carta de condução.

Diferença entre CRLV e CRV entenda a diferença

A principal diferença entre um certificado de registo de veículo e um CRLV é a validade dos documentos. Ao contrário do CRLV, que é emitido anualmente, o CRV não tem data de expiração. 

Apenas em certos casos específicos (enumerados abaixo) é necessário solicitar um novo documento.

Outra diferença é que a CRV apresenta um certificado de transferência de título de veículo (ATPV), conhecido como certificado de compra e venda.

CRV Digital

Em 4 de Janeiro de 2021, entrou em vigor a Resolução n.º 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza a digitalização dos documentos de matrícula e transferência de veículos, o CRV, o Certificado de Autorização Anual (CLA) e o Documento de Transferência de Título (antigo DUT).

O CRV e o CLA serão integrados no CRLV-e e o DUT será destacado do CRV e tornar-se-á a Transferência de Título de Veículo (ATPV-e), disse o ministério das infra estruturas numa declaração.

Segundo o ficheiro, a medida é aplicável aos veículos registados a partir de janeiro. Os documentos anteriores impressos em papel verde permanecem válidos.

O proprietário pode também imprimir o documento em papel A4 branco, que terá um código QR de segurança válido para inspeção, acrescentou a nota, sublinhando que o registo deve ser feito nos casos:

  • Compra de veículos a zero km;
  • compra ou venda de um veículo usado;
  • mudança de residência do município de residência ou de residência do proprietário; e
  • Mudança de categoria ou mudança de características do veículo.

Alterações

Para aqueles que já possuem uma licença em papel e uma licença de transferência de propriedade (TOC) (para veículos registrados antes de 2021), as alterações não terão qualquer impacto prático.

Neste caso, o proprietário deve seguir o mesmo procedimento que atualmente quando vende o veículo, ou seja, preencher o verso do documento com os dados do comprador, mandá-lo autenticar por um notário e finalmente comparecer no Detran para que a transferência produza efeitos.

Segundo o Contran, os procedimentos só serão alterados para os veículos registrados após 4 de janeiro, e o Detran só começará a emitir CRLV em formato digital.

PUBLICIDADE