Financiamento de Imóvel Como Funciona? Entenda

Financiamento de Imóvel Como Funciona? Hoje vamos detalhar esse assunto tão procurado milhões de brasileiros que almejam em ter a sua casa própria.

PUBLICIDADE

Financiar um imóvel é o ato de solicitar um empréstimo financeiro com o intuito de comprar o seu imóvel, podendo ser um apartamento, uma casa ou apenas um lote ou terreno ainda vazio.

Trata-se de uma opção muito utilizada por pessoas que não possuem o capital necessário para dar entrada em um imóvel ou comprá-lo à vista. Isso permite que muitas famílias tenham o seu imóvel próprio, apesar de não serem ricos.

PUBLICIDADE

Sem contar que pode ser um excelente investimento, tendo em vista que poderá haver um aumento considerável no valor do imóvel com o decorrer dos anos.

Para conseguir esse financiamento, é preciso entrar em contato com os responsáveis por fornecer o valor necessário – como é o caso dos bancos. Vamos conferir como esse processo funciona para facilitar o seu financiamento de imóvel.

Como funciona para financiar um imóvel?

Para ter o seu imóvel próprio através do financiamento, você precisará seguir, basicamente, essa linha:

Confira os pré-requisitos

Antes de tudo, confira quais são os pré-requisitos para a contratação de um financiamento de imóvel, afinal, existem algumas regras de quem pode solicitar esse tipo de empréstimo. Por exemplo, ter um bom histórico de crédito e renda estável serão exigidos.

Escolha o seu imóvel

Após conferir os pré-requisitos e se encaixar neles, você poderá começar a buscar pelo imóvel que deseja adquirir. Só solicite o financiamento após ter feito a escolha, afinal, o valor do imóvel irá influenciar na quantidade necessária pelo empréstimo.

Busque opções de financiadores

Tendo em mente o imóvel que deseja comprar, você precisará buscar pelas opções de financiadores, como bancos e outras instituições financeiras, para começar a sua pesquisa e conferir suas possibilidades. Ao decidir a sua, é só realizar a solicitação.

Análise de crédito

Você precisará passar pela análise de crédito, questão que você já terá se certificado na primeira etapa, dos pré-requisitos. O banco irá realizar alguns procedimentos, como a avaliação do imóvel, para se certificar de que o valor solicitado corresponde com o imóvel que será adquirido.

Tendo feito isso, ele irá decidir se o valor será liberado ou não. Tendo feito tudo corretamente, não haverá nenhum problema na contratação do seu financiamento.

Com o financiamento feito, tendo o valor em mãos, você poderá fazer a compra de seu novo imóvel.

Financiamento de Imóvel Como Funciona
Imagem de Oleksandr Pidvalnyi por Pixabay

Parcelas do financiamento

Com o imóvel comprado, você terá um empréstimo a ser pago. Ele deverá ser pago mensalmente, de acordo com o acordado entre as partes quanto ao valor e quantidade de parcelas.

Tipos de financiamento de Imóveis

Existem tipos diferentes de financiamento de imóveis, podendo atender a públicos diferentes. Em nosso país, as principais opções são os seguintes financiamentos: Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Em ambos, o prazo para quitação total do empréstimo é de 35 anos.

O financiamento SFH irá utilizar recursos do FGTS e da Poupança, sendo também a opção mais antiga que temos disponível. Já o financiamento SFI foi criado depois com o intuito de suprir o que o SFH não poderia realizar.

Enquanto o SFH irá financiar imóveis que custem até R$ 1,5 milhão, o SFI irá atender ao público que deseja adquirir um imóvel que tenha um valor maior que esse.

Como funciona as taxas de financiamento de Imóveis

As taxas podem mudar de acordo com o banco que você irá escolher para realizar o seu empréstimo, assim como o número de parcelas que serão necessárias para realizar o pagamento total do financiamento.

Existem vários tipos além da taxa de juros, como a taxa de avaliação, de registro, dentre outras, que você precisa se atentar antes de realizar o seu financiamento para a compra de imóvel.

PUBLICIDADE