Investimento em CDB Como Funciona : Entenda

Investimento em CDB Como Funciona? Muitos brasileiros fazem esse tipo de pergunta, hoje vamos explicar tudo sobre esse tipo de investimento para nossos leitores.

PUBLICIDADE

O CDB é mais uma das diversas opções de investimento que temos disponível no mercado financeiro, havendo tipos diversos de modalidades que possibilitam escolher a que melhor combina com o seu desejo de investir.

Para entender mais sobre esse investimento e como ele funciona, leia este conteúdo até o final. Vamos lá!

PUBLICIDADE

CDB é a sigla que representa o Certificado de Depósito Bancário, que se trata de um título de investimento que é emitido pelo banco, sendo uma possibilidade de captar recursos.

Investimento em CDB Como Funciona ?

O investimento em CDB funciona como um empréstimo de dinheiro para um determinado banco e, em troca, haverá uma remuneração. Essa remuneração poderá ser pré ou pós fixada.

Os prazos de vencimento deste Certificado poderão variar, podendo levar até mesmo anos, além de contarem com um mínimo possível que pode ser investido – o que torna esse tipo de investimento em uma opção até mesmo acessível.

Quanto à rentabilidade do CDB, ela será definida a partir da taxa de juros que foi acordada quando a aplicação foi realizada.

Esse é um modelo de investimento de renda fixa, afinal, irá oferecer taxa de retorno previsível, além de ser considerado estável, se for comparar com outras opções de investimentos que existem neste mercado financeiro.

Um exemplo simples de taxa imprevisível são as ações, afinal, é algo que irá variar com certa frequência.

Tipos de liquidez do CDB

Os tipos de liquidez do CDB podem ser conhecidos como liquidez diária e liquidez no vencimento.

Na liquidez diária, você, investidor, poderá realizar o resgate do dinheiro que foi investido quando julgar necessário ou tiver vontade, sem que seja preciso aguardar até o prazo de vencimento.

Ou seja, temos aqui um tipo de investimento que é conhecido como um de liquidez alta.

Enquanto isso, na liquidez no vencimento, temos o contrário da liquidez diária. Neste caso, você, investidor, só poderá realizar o resgate do valor investido quando chegar o prazo final de vencimento. Ou seja, ele é considerado como liquidez baixa.

Mas, de certa forma, em alguns casos é possível haver um terceiro prazo que seria o de carência. Neste tempo, haverá a cobrança de uma multa ao solicitar o investimento.

Por isso, conhecer os detalhes do investimento que será feito é fundamental para não sofrer com as entrelinhas no futuro.

Investimento em CDB Como Funciona
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Como investir em CDB

O investimento em CDB funciona da seguinte maneira:

Primeiro, você precisará escolher qual será o banco em que você irá abrir sua nova conta para investimentos. Caso já tenha, pode pular essa etapa e seguir para a próxima!

Com a sua conta feita, você precisará realizar a transferência de um valor que será utilizado para o seu investimento.

Comece a buscar pelas opções disponíveis que dizem respeito ao CDB, verificando, sempre, todas as condições existentes – por exemplo, quais são as taxas de juros, qual é o prazo para vencimento, quanto você pode investir (mínimo), dentre outras.

Em seguida, faça a escolha da opção que te agradar mais, dentro de seus objetivos e necessidades. Agora é só realizar a aplicação no Certificado que você escolheu, com as informações de valores e também do prazo que preferir, e esperar que esse investimento seja aprovado.

Ao finalizar, será emitido o seu CDB. É um processo simples, mas é importante ter conhecimento sobre investimentos, incluindo esse tipo de investimento específico, para que você não acabe com problemas ao lidar com algo que ainda não é de seu conhecimento.

Tire um tempo para se dedicar aos estudos do CDB, procure informações com quem já realizou esse tipo de investimento e comece a fazer testes quando se sentir preparado e houver segurança para tal.

PUBLICIDADE