Previdência Privada Vale a Pena? : Entenda
Previdência privada vale a pena investir hoje em dia? Essa é uma opção de investimento a longo prazo, visando o recebimento dos lucros apenas na aposentadoria.
Por ser um investimento a longo prazo, muitos investidores ainda se questionam se é uma opção que vale a pena, afinal, levará muitos anos para verem os resultados. A resposta é simples, considerando os objetivos de cada investidor.
Se você está se questionando se deve ou não investir na previdência privada, confira este conteúdo completo para ter mais clareza e entendimento sobre como funciona. Vamos lá!
O que é previdência privada?
A previdência privada trata-se de um plano para o qual as pessoas irão contribuir com os seus ganhos, que será responsável por garantir uma pensão privada para esses indivíduos ao se aposentarem. No caso, ela é uma alternativa à pensão do Estado.
Geralmente, são feitos investimentos de fundos em fundos mútuos ou até mesmo esquemas de poupança, que são administrados mediante companhias de seguros.
Essa previdência é uma possibilidade oferecida por bancos, corretoras e outras instituições financeiras que são responsáveis por gerenciar todos os recursos garantidos pelos investidores e, a partir disso, investir em ativos variados.
Atualmente, existem dois tipos de previdência privada disponíveis, sendo o “Vida Gerador de Benefício Livre” e o “Plano Gerador de Benefício Livre”. Cada um deles com suas recomendações.
Por exemplo, o Plano é mais indicado para indivíduos que costumam declarar imposto de renda na modalidade completa, enquanto o Vida é uma opção para os declarantes de imposto de renda na modalidade simplificada.
Como funciona a previdência privada
O funcionamento da previdência privada se dá como um plano de aposentadoria, como brevemente citado acima, sendo uma opção complementar ao que o Estado fornece – conhecido como INSS.
Quando é feita a contratação de um dos planos da previdência privada, o Plano Gerador de Benefício Livre ou o Vida Gerador de Benefício Livre, será necessário que o investidor realize os aportes (periódicos ou esporádicos) no plano escolhido. Isso será feito com base em seu financeiro, seguindo um perfil investidor que esteja de acordo.
O investimento feito passará a ser gerenciado pelo banco, corretora, ou outra instituição financeira responsável.
Quando chegar o momento de se aposentar ou decidir pelo resgate do plano contratado, o investidor irá receber todo o dinheiro acumulado com o decorrer dos anos. Para recebimento do valor, pode ser optado por um pagamento único ou sendo feito em parcelas mensais.
Observação: em caso de falecimento do investidor que seria beneficiado, é possível nomear uma pessoa para receber o valor.
Vale a pena investir na previdência privada?
Afinal, vale a pena investir na previdência privada? Essa escolha deve ser feita com base em informações pessoais, como o seu perfil de risco, as expectativas de rentabilidade, quais os objetos financeiros, dentre outros fatores.
Se você possui capital para realizar seus investimentos na previdência privada, e deseja complementar a sua aposentadoria e ter mais tranquilidade na posterioridade, essa é uma excelente opção. Mas, claro, é preciso analisar as possibilidades e ter conhecimento de todas as taxas – algo que pode prejudicar a sua rentabilidade com o passar dos anos.
Se o seu objetivo é buscar uma rentabilidade em menos tempo, a curto e médio prazo, a previdência privada não é a melhor opção. Existem muitas formas de investir e conseguir um retorno financeiro de forma mais rápida.
Ainda é possível investir em mais de uma modalidade, caso ambas as possibilidades se encaixem no seu perfil.
Portanto, a melhor forma de descobrir se vale a pena ou não investir na previdência privada é estudando as suas possibilidades e entender qual o melhor cenário conforme os seus objetivos