Tarifa Social : Saiba Como Conseguir Desconto na Conta de Energia
A tarifa social é uma forma interessante de economizar dinheiro quando você está em situação de vulnerabilidade social.
Ao obter esse benefício, você terá a oportunidade de pagar menos na sua conta de luz e ainda pode ter acesso a outros programas e benefícios sociais, já que esse programa faz parte do Cadastro Único.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa tarifa social e o tudo que ela pode fazer por você, acompanhe esse post!
O que é a Tarifa Social e como ela funciona?
A Tarifa Social é uma valor com desconto oferecido para quem usa pouca eletricidade e está em situação de vulnerabilidade social. Pessoas com dificuldades recebem descontos consideráveis na conta de luz.
Isso vai ocorrer dependendo do consumo da pessoa, e existem duas tabelas de desconto, sendo uma para pessoas em vulnerabilidade social em ambiente urbano e uma especial para quilombolas e indígenas, que podem alcançar até 100% de isenção para consumo de até 50 KWH.
Esses descontos têm o objetivo de permitir que mesmo as famílias de baixa renda tenham acesso às facilidades da energia elétrica de forma legalizada e eficiente.
Os problemas com ligações irregulares de energia, que além de prejudicar a rede como um todo, são pouco seguras e fontes de acidentes e incêndios, é um dos problemas que a Tarifa Social combate.
Agora que você já entendeu o que esse benefício faz e como ele é importante para a dignidade das famílias em dificuldades, você vai conhecer os pré-requisitos e procedimentos para começar a receber esse benefício.
Como se inscrever no Tarifa Social
Para ter direito ao benefício tarifa social, é necessário:
- Estar inscrito no Cad Único com menos de meio salário mínimo per Capita.
- Idosos, pessoas com deficiência ou pessoas que tenham direito ao BPC.
- Família inscrita no Cad Único, com até 3 salários mínimos de renda, com pessoa com deficiência ou que precise de uso continuado de aparelhos em casa para a manutenção da saúde.
Além disso, como esse benefício está desenvolvido diretamente com as prestadoras de serviços e a ANEEL, não é necessário nenhum tipo de requisição. Se você está apto a receber o desconto, ele já está vindo na sua conta.
Não estou cadastrado no Cad Único, o que fazer?
Como você vai perceber se verificar diversos dos benefícios dos quais comentamos aqui, o Cad Único é, como o nome deixa claro, principal cadastro para se ter quando o assunto é inclusão em programas sociais do governo.
Ou seja, se você precisa de auxílios sociais, é indispensável que você faça o seu Cad Único o quanto antes, ou a sua tarifa Social e tantos outros benefícios nunca vão chegar.
Para fazer isso, você pode ir até o CRAS da sua região, com documentos de identificação e preferencialmente com sua carteira de trabalho, e fazer seu cadastro.
Se você tem facilidade de lidar com apps, você pode verificar mais informações de cadastro pelo aplicativo do Cad Único.
É altamente recomendável que você faça esse cadastro, já que com ele você se torna capaz de obter uma série de facilidades, dependendo da sua cidade e estado.
Benefícios como vale gás, Bolsa Família e tantos outros estarão disponíveis para te ajudar a manter sua família com mais dignidade e conseguir melhorar sua vida.
Não tenha vergonha! Esses benefícios são seu direito e assim que você estiver recebendo melhor, pode cancelá-los e dar a chance para outra família em dificuldade.
Esperamos que você consiga fazer uso da tarifa social que essa ajuda faça a diferença na sua vida.